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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44432
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Título: | Proposta de aprendizagem baseada em projeto organizada a partir dos preceitos da cultura maker voltada ao entendimento de conceitos da termodinâmica. |
Autor(es): | SILVA, Maria Natália da |
Palavras-chave: | Cultura Maker; Termodinâmica; Projeto de ensino; Energia solar |
Data do documento: | 22-Abr-2022 |
Citação: | SILVA, Maria Natália da. Proposta de aprendizagem baseada em projeto organizada a partir dos preceitos da cultura maker voltada ao entendimento de conceitos da termodinâmica. 2022. Monografia (Graduação em Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | Partindo dos desafios enfrentados pelos estudantes e professores no ensino de Química no Brasil, especificamente, o ensino dos conceitos básicos da Termodinâmica, esse trabalho, de natureza qualitativa, objetivou compreender como o desenvolvimento do projeto de ensino, ancorado nos preceitos da Cultura Maker, pode favorecer o entendimento de conceitos básicos da Termodinâmica em estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, de uma escola Estadual do município de Bezerros, Pernambuco. Para tal, utilizou-se o aporte teórico de duas metodologias ativas, a Cultura Maker e a Aprendizagem Baseado em Projeto no planejamento e construção desse projeto de ensino. A metodologia consistiu em aplicar o projeto em um contexto real de sala de aula, no qual utilizou-se a observação, a produção do protótipo de forno solar, o diário de bordo e o artefato final, a fim de coletar dados. Para tanto, usou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e definiu-se três parâmetros, alinhados aos objetivos específicos. O primeiro parâmetro, foi analisar o entendimento dos estudantes acerca dos conceitos básicos da Termodinâmica, que resultou na observação de que os estudantes perpassaram a barreira de definir e foram além disso. Isto é, mobilizaram os conceitos na prática, por meio da materialização da produção do protótipo de forno solar. O segundo parâmetro, que foi investigar a mobilização de habilidades como autonomia, cooperação e criatividade, observou-se o desenvolvimento da autonomia na tomada de decisões perante as fontes consultadas, os materiais utilizados nos protótipos e nas anotações dos diários de bordo. No caso da cooperação foi possível observar, nas discussões e avaliações coletadas no desenvolvimento de todas as etapas do projeto e por fim, a criatividade que foi demonstrada na diversificação de modelos e funcionalidades dos protótipos. E o último parâmetro, que foi investigar se houve contribuição da Cultura Maker para o formato de Aprendizagem Baseado em Projeto, percebeu-se que as contribuições foram as seguintes: facilidade comunicativa, diversidade de ferramentas e capacidade inventiva. Em suma, constatou-se que a maioria dos estudantes conseguiram compreender os conceitos básicos de Termodinâmica. Além disso, com a aplicação do projeto, os estudantes desenvolveram habilidades importantes para discentes do século XXI. Desse modo, defende-se que a Cultura Maker se demonstrou modernizar o método de aplicação da Aprendizagem Baseada em Projeto, devido a utilização da tecnologia atual e a demanda inventiva para desenvolver conhecimento acerca da temática energia solar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44432 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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